
Como você já deve saber, a formatura envolve diferentes tipos de cerimônias e celebrações. E a turma pode, com liberdade, optar pelas que deseja realizar. É muito comum que os formandos realizem o culto ecumênico ou a missa de formatura.
No entanto, a definição e a forma como funciona o culto ecumênico pode causar muitas dúvidas. Por isso, decidimos dedicar um espaço especial no blog para falar sobre o que é, como funciona e outros detalhes desta cerimônia.
Para isso, separamos as 7 dúvidas mais comuns relacionadas ao culto. Confira as respostas:
1- O que significa culto ecumênico?
O culto ecumênico é um conceito de longa data que representa um culto religioso que contempla diversas crenças. Isto é, um conjunto de ritos de diferentes religiões celebradas em uma mesma cerimônia.
Em algumas terminologias, o termo ecumênico pode designar somente as 3 principais religiões cristãs (catolicismo, espiritismo e protestantismo).
2- Como funciona o culto ecumênico na formatura?
A ideia de realizar um culto ecumênico na formatura é celebrar a conquista do diploma homenageando entidades divinas que acompanham os seus fiéis ao longo do tempo, dando apoio e esperança na jornada.
Muitas formaturas celebram essa cerimônia com missa religiosa, diretamente voltada para os católicos. Por isso, o culto ecumênico surge como uma opção mais democrática com relação às várias religiões, se assim for da vontade da turma.
3- A turma é obrigada a fazer?
Não. Essa é uma escolha da turma e da comissão de formatura. Cabe à comissão eleger, com votação, a celebração religiosa que será feita, se for o caso de a turma desejar celebrar esse tipo de cerimônia.
Isso deve ser acordado claramente em contrato, porque se alguns forem a favor e outros contra, mas mesmo assim a maioria for a favor, os demais terão de contribuir na mensalidade também.
Por isso, é importante ter tudo bem alinhado para evitar transtornos.
4- Onde fazer?
Essa é a dúvida mais comum e a resposta é simples:
O ideal é que o culto ecumênico não seja feito em templos religiosos, a fim de preservar o pretexto de atender à diversidade. Então, a turma pode realizar a homenagem em auditório ou em outras dependências da universidade, se possível.
Se for o caso de não haver espaço suficiente, deve-se optar por um local que possa suportar todos de forma confortável.
5- Quando fazer?
A turma pode encaixar o culto ecumênico na semana das demais cerimônias, podendo começar todas elas com o culto. Isso depende da vontade de cada turma e também da disponibilidade do local escolhido para a realização do culto.
O importante é ter a prévia organização disso. Se a turma decidir realizar o culto, recomendamos que a comissão tenha, antecipadamente, a lista de:
- Número de formandos interessados em participar
- Número de convidados de formandos
6- O que não pode faltar?
Em primeiro lugar, é fundamental que não falte o espírito colaborativo e de respeito em todos os presentes. É comum vermos casos em que as decisões relacionadas ao culto ecumênico sejam alvo de discussão e conflito entre formandos.
A ideia é tornar tudo o mais agradável possível. E para isso, novamente, a dica é organizar tudo com muita calma, antecedência e de forma democrática.
7- E quem não participar?
Não sofre consequência alguma, certamente. Nem todos seguem uma religião ou tem interesse em celebrar a formatura dessa forma. E isso não é problema!
Espero que sua dúvida tenha sido respondida! Se não tiver sido, pode deixar sua pergunta nos comentários!
—