Dia Mundial da Fotografia

Dia Mundial da fotografia - 19 de agosto

Dia 19 de agosto é comemorado o Dia Mundial da Fotografia.

A data celebra a invenção do daguerreótipo, aparelho desenvolvido pelo francês Louis Daguerre, em 1837. É considerado a precursor das câmeras fotográficas, apresentado em 19 de agosto de 1839 na Academia Francesa de Ciências.

A evolução da captura de imagens através de estudos de Joseph Niépce, que criou a héliographie, evoluindo para o aparelho de Daguerre.

No mesmo ano (1839), também foi inventado o calótipo, um outro sistema de captura de imagens, criado por William Fox Talbot. Por causa dessas incríveis invenções, 1839 se consagrou como o Ano da Invenção da Fotografia.

A fotografia é uma das invenções mais extraordinárias da história da humanidade e que revolucionou a sociedade a partir de meados do século XIX, assim como a cultura, a economia, as arte e etc, sendo utilizadas para informar, recordar ou como uma expressão artística.

Os brasileiros ainda celebram o dia 8 de janeiro como o Dia Nacional da Fotografia, também conhecido como o “Dia do Fotografo”.

Fonte: Calendarr

Fotupã
O FoTupã é um portal de conteúdo sobre fotografia direcionado para empresas de fotografia, formatura, eventos e fotógrafos individuais que buscam conhecimentos sobre gestão, empreendedorismo e novidades no segmento.

Deixe uma resposta

Top